A História da Alibaba em nove fotos

alibaba-grupo-vendas-online-china

O que é o Alibaba?


O Alibaba é uma empresa chinesa de internet que ganhou fama com o comércio virtual, mas também atua em outros negócios, como pagamento online.

Com sede na China  e atuação em outros países, ela faz frente a gigantes como Amazon e eBay. Entre seus sites, o mais conhecido no Brasil é a loja virtual AliExpress.

Em homenagem ao IPO (Oferta pública inicial de ações) da Alibaba na New York Stock Exchange, hoje Alibaba postou uma série de fotos em sua página na Weibo  que conta brevemente a história da empresa. Nós publicamos as fotos e traduzimos as legendas, incluindo uma que mostra funcionários Alibaba vestindo máscaras durante o surto de SARS.

alibaba-grupo-vendas-online-china
No outono de 1999, 18 jovens se reuniram em um apartamento em West Hangzhou para iniciar um negócio. Eles esvaziaram suas poupanças, reunindo RMB 500.000 (+/-80.0000 dólares), e propôs para “criar uma empresa chinesa global” – Alibaba.

alibaba-grupo-historia
2000: empresários de internet da China se encontram em West Lake (o primeiro do que se tornaria um encontro anual). Na época, quando se perguntou: “E como será a vida e a internet no futuro?” A resposta que demos foi “Nós não sabemos, mas esperamos criá-lo.”

alibaba-grupo-historia

2002: Este ano, finalmente ganharam dinheiro! Nosso CFO vertiginosamente coloca dinheiro em um envelope para guardar.

alibaba-grupo-historia

2003: Após o surto de SARS, os funcionários da  Alibaba em auto-quarentena trabalhavam em casa. Durante este tempo, Taobao silenciosamente foi lançado. Em meio a essa era de determinação e destemor, lembramos 10 de maio como “Dia da Alibaba.”

alibaba-grupo-historia

2005: Em agosto, o Alibaba Group adquiriu Yahoo China e recebeu US $ 1 bilhão de investimento. Na época, isso marcou a maior aquisição da China. [Na foto: o fundador da Alibaba Jack Ma, à esquerda, o co-fundador do Yahoo Jerry Yang]

alibaba-grupo-historia

2006: Para ajudar a fazer compras on-line mais simples, Alibaba, ICBC, China Construction Bank e Banco Agrícola da China colaboraram para proporcionar uma experiência de compra segura e conveniente [esta é uma referência a Alipay, serviço de escrow do Alibaba].

alibaba-grupo-historia

2008: Após o terremoto em Sichuan, o país inteiro se uniu. Alibaba doou RMB 25 milhões [mais de US $ 4 milhões], e unidos com funcionários e usuários para aumentar a RMB 47 milhões [mais de US $ 7,5 milhões] para ajudar a restaurar a área afetada. Ainda hoje, os funcionários Alibaba estão em Sichuan ajudar a reconstruir.

alibaba-grupo-historia
2012: Quem não ficou surpreso quando soube que Taobao Shopping Center mudaria seu nome para Tmall. “O que é Tmall?”, Perguntaram. Agora, é Tmall Tmall.

alibaba-grupo-historia

2013: Em 10 de maio, em uma festa de gala em homenagem décimo aniversario do Taobao, Jonathan Lu substituiu Jack Ma como CEO da Alibaba Group.

Teremos o maior prazer de ouvir seus pensamentos

Deixe seu comentário