Top Ad unit 728 × 90


Conheça tudo sobre a tecnologia dos óculos inteligentes

Uma das principais apostas para o futuro, os Smartglass ou óculos inteligentes passaram por grandes inovações durante o ano de 2015 e estão cada vez mais populares em várias partes do mundo.


No ano de 2011, o Google iniciou as discussões sobre os chamados óculos inteligentes ou interativos, ao anunciar que pretendia lançar um óculos capaz de tirar fotos e vídeos, realizar ligações, acessar coordenadas de GPS e muito mais, tudo isso através de gestos ou comandos de voz. Esse óculos, chamado posteriormente de Google Glass, foi lançado em 2013 e desde então outras grandes marcas do setor de tecnologia como a Sony e a Microsoft também já lançaram os seus próprios óculos inteligentes, fazendo com que esse gadget se tornasse um dos produtos mais inovadores dos últimos tempos.

Para explicar melhor o que são esses óculos e quais são as suas principais funcionalidades tecnológicas, selecionamos os quatro melhores modelos já lançados ou que possuem previsões de lançamento próximas, e o que cada um deles é capaz de fazer.

1) Microsoft HoloLens

Microsoft HoloLens Smartglass ou óculos inteligentes

Apresentado ao público esse ano, o óculos inteligente desenvolvido pela Microsoft se destaca por ser incrivelmente inovador e por dar um importante passo em direção ao futuro dos aparelhos tecnológicos. Além de funcionar de forma precisa através de comandos de voz e de gestos como abrir e fechar as mãos, o HoloLens permite que os seus usuários visualizem e interajam com objetos e imagens holográficas, possibilitando uma experiência única e inédita até então.

Tudo isso é possível porque as lentes do óculos emitem milhares de partículas de luz que causam ao cérebro humano a impressão de estar realmente enxergando objetos e imagens em três dimensões que não existem de verdade. Além dessa funcionalidade inovadora que permite a visualização de ambientes simulados, o óculos da Microsoft também tira fotos e possui conexão com a internet.

Preços: A Microsoft ainda não divulgou qual será a data de lançamento do HoloLens, mas segundo os analistas, o óculos inteligente da marca deve chegar ao mercado com valores consideravelmente altos.

2) Sony SmartEyeGlass

Sony SmartEyeGlass Smartglass ou óculos inteligentes

O óculos inteligente da Sony pode ser conectado com qualquer smartphone que tenha o sistema Android através do Bluetooth e assim acessar a internet, notificações de redes sociais, navegação via GPS e outras funções semelhantes. Em comparação aos seus concorrentes, o SmartEyeGlass se destaca por ter um design mais elegante e menos carregado, sendo portanto um acessório mais "usável" publicamente.

Em contrapartida, o gadget da Sony não consegue atingir os níveis de excelência da Microsoft na criação de objetos e imagens holográficas que se confundam com a realidade. Com o SmartEyeGlass, os usuários conseguem visualizar textos e diagramas, funcionando assim como uma espécie de "tela" de fácil acesso, capaz de mostrar mensagens e notificações diretamente do smartphone.

Preços: Ainda sem data marcada para chegar ao Brasil, o óculos inteligente da Sony custa, em média, $849 nos Estados Unidos.

3) Epson Moverio Pro BT-2000

Epson Moverio Pro BT-2000 Smartglass ou óculos inteligentes

Com um foco mais voltado ao mercado corporativo, o óculos inteligente da Epson chegou esse ano ao mercado prometendo inovar o modo de trabalho de vários profissionais, como engenheiros e trabalhadores da indústria. Com uma câmera de 5 megapixels de resolução, possibilidade de conexão via Bluetooth ou Wi-Fi e suporte para rodar aplicativos do sistema Android, o Pro BT-2000 também funciona através de comandos de voz, sendo assim um dos óculos inteligentes mais modernos da atualidade.

Além de tudo isso, a principal funcionalidade do gadget é fazer uso da tecnologia de realidade aumentada, que permite que os seus usuários enxerguem o ambiente em 3D, tendo assim noções reais de profundidade e acesso a uma série de detalhes que anteriormente passariam em branco.

Preços: Os valores do novo óculos inteligente da Epson ainda não foram divulgados pela empresa.

4) Google Project Aura

Google Project Aura Smartglass ou óculos inteligentes

Ainda sem muitas informações divulgadas, o Project Aura promete ser o substituto do Google Glass, primeiro óculos inteligente desenvolvido pelo Google ainda em 2011, que chamou a atenção dos analistas em tecnologia para esse novo modelo de gadget. Especula-se que o Project Aura irá melhorar alguns aspectos do Google Glass que não haviam agradado os usuários, como por exemplo o seu design pesado e pouco funcional.

Apesar disso, assim como o Google Glass, o Project Aura terá como objetivo facilitar a vida dos seus usuários, fazendo com que eles possam acessar a internet, notificações de aplicativos e trocar mensagens de uma forma muito mais fácil. Uma das inovações que provavelmente farão parte do Project Aura será a possibilidade de tirar fotos e gravar vídeos através de movimentos com os dedos, algo inimaginável há apenas alguns anos.

Preços: Como o Google Glass custava cerca de $1.500 e foi considerado caro pelos consumidores, o preço do Project Aura deverá ser mais acessível ao público.

Conheça tudo sobre a tecnologia dos óculos inteligentes Reviewed by Gilson Oliveira on 17:26:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os Direitos Reservados por Informação Diária © 2011 - 2016
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.